Thursday, April 12, 2007


Este é um trabalho de grupo da Alisha, da Joana, do João e do Diogo, todos do 10º A.

“O mundo actual e os valores”

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o processo de aperfeiçoamento relativamente a valores. Os valores em questão referem-se às condições desejáveis pela sociedade, não havendo qualquer acordo universal relativamente a essas condições. Conclui-se que os indivíduos têm preferências diferentes no que se refere ao seu estilo de vida e relações com o resto da sociedade e, por meio das suas manifestações políticas, as nações e os grupos exprimem diferentes pontos de vista colectivos.

O conceito de desenvolvimento é normativo, sendo amplo ao nível das estratégias que utiliza e dos afins, ou objectos que pretende alcançar. A educação, saúde, habitação, emprego e entidade social são exemplos de áreas consensualmente aceites como prioritárias que deverão estar acessíveis à generalidade da população.

A grande sociedade e civilização dos dias de hoje são resultado de uma informação contínua, sendo um produto da capacidade crescente que o homem tem para comunicar o seu pensamento.

Há 20 anos atrás não poderíamos ter compreendido e testemunhado realidades ou comportamentos que agora podemos descrever e ilustrar. Temos como exemplos as inovações surpreendentes e o progresso ao nível da ciência. O homem criou a máquina e esta permite-lhe recriar o homem.

O conhecimento e o saber são a chave para o sucesso e para a sobrevivência e, como tal, é olhando construtivamente e de forma optimista para a sociedade, estimulando um diálogo vivo e alargado sobre as transformações que se contribui para o futuro.

A crise nos modelos e nas relações familiares

É na família que qualquer ser humano adquire os seus primeiros valores. As estruturas familiares estão em crise, o que se reflecte no aumento da dissolução de casamentos, e de novos tipos de uniões. Muitos pais manifestam cada vez mais dificuldade em eleger um conjunto de valores que consideram fundamentais na educação dos seus filhos. As profundas alterações económicas, científicas e tecnológicas que a nossa sociedade moderna tem, não só estimularam o abandono dos valores tradicionais, como parecem ter conduzido a humanidade para um vazio de valores.

Por fim, a globalização trouxe uma maior aproximação entre os povos, a qual possibilitou o desenvolvimento de uma consciência global, que despertou para a questão das desigualdades dos recursos e das condições de vida entre os seres humanos.


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home