Friday, January 26, 2007

Foi pedido aos alunos do décimo-ano, que andam a estudar o tema da “Acção Humana, Liberdade e Valores”, que construíssem uma história onde se relatasse uma escolha de vida fundamental, feita numa circunstância que limitasse tremendamente as opções disponíveis. Todos os grupos leram a sua história à turma, e em cada uma delas foi votada a preferida.

Esta é a história mais votada no 10º C, e pertence ao grupo do Carlos, do Samuel, do Tiago, do Emanuel, do Fábio e do Hugo.


“Numa certa noite”

Numa certa noite, um tio de uma rapariga chamada Ofélia, o tio de seu nome Abel, após uma festa em honra da santa da aldeia, já embriagado, convidou a sua sobrinha para um passeio pela aldeia.

Ao passarem por um estaleiro, Abel agarrou Ofélia agressivamente e violou-a. Ofélia ficou grávida e Abel não quis assumir o filho.

Ela não sabia se devia ter o filho, que não tinha culpa do que acontecera, ou abortar e esperar pela altura ideal para ter uma criança.

Mas decidiu ter a criança, pois não tinha dinheiro para abortar, e isto teve como consequência ter de educar o filho sem a presença de um pai.

Labels:

2 Comments:

Blogger Interventus said...

This comment has been removed by the author.

4:09 PM  
Blogger Interventus said...

Boas.
Como interessado na matéria de filosofia, venho por aqui propor um debate/texto sobre a liberdade.
O mesmo tema que penso que seria benéfico não só para o 10c como tambem para as restantes turmas.
Não proponho isto apenas para um unico ano mas sim para os anos seguintes,para ver até que ponto o ideal de liberdade se mantem.
sem mais assunto:
Interventus over and out

4:11 PM  

Post a Comment

<< Home