Saturday, March 10, 2007

Este é o texto do TRABALHO DE GRUPO da Alexandra, da Joana, da Ana Luísa, do Tiago e da Nicole, todos do 10º A.

A publicidade vende valores

A publicidade, muito mais do que vender produtos, vende valores, jogando com a dualidade da carência e da satisfação. As carências que a mensagem evidencia são de valores, enquanto que a satisfação que ela propõe é de produtos. A publicidade leva-nos a adquirir produtos, não pela sua utilidade mas pela sua estética.

Muitas vezes os anúncios têm como “cara” personalidades bem conhecidas. Os anúncios de champôs ou amaciadores são orientados para as mulheres, mostrando o rosto – ou melhor, os penteados.

Se as vedetas usam os produtos publicitados e ficam maravilhosas, então passado um tempo as pessoas começam a adquiri-los para verem os resultados em si mesmas.

As representações sociais da publicidade, de um modo geral, são distantes da realidade. A faceta mais evidente é a beleza física e o biótipo das modelos femininas distantes da nossa realidade. A publicidade modela condutas. “A publicidade introduz-nos no paraíso das sensações, submerge-nos na sensação como aparência, a sensação de viver, de poder, de pertencer, de juventude, beleza, imortalidade.” A publicidade é baseada em valores emocionais e usa o pensamento associativo.

Ideológica e eticamente coloca-se, assim, acima do bem e do mal. Como valor supremo erige o próprio consumo com uma visão imediatista e efémera da vida.

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