Saturday, March 10, 2007


Este é um texto argumentativo da Débora, do 11º A.

“Separar toca a todos”

Será que nós, seres humanos autónomos e livres, temos a consciência do quanto é importante, precioso e vital para nós, podermos respirar, quer dizer, VIVER? Esta questão é-vos colocada quando nos deparamos com um planeta frágil, que se destrói diariamente e com o seu fim prestes a ser escrito, se nada se alterar…

Ora, não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção, reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis. Hoje, cerca de 50% de todo o material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto, numa nova esperança. Por isso, um simples gesto faz, realmente, a diferença.

Actualmente, todos nós podemos ajudar e muito a Natureza, vivemos num mundo que vai perdendo, a pouco e pouco, a cor, isto é, a falta de preocupação que caracteriza a sociedade em que habitamos contrasta com a falta de noção ambiental. É este o mundo que vocês querem dar a conhecer aos vossos filhos? É um mundo marcado pelo abandono e tristeza que todos vós ireis partilhar com as gerações futuras? Pois as crianças de hoje irão ser os governantes do mundo de amanhã.

Recentemente, estudos revelam números alarmantes que, para além de provocar choque, sensibilizam-nos para uma reflexão: “Todos nós produzimos lixo. Geralmente não pensamos sobre ele, simplesmente o deitamos fora…”

Nesta perspectiva, calculam o tempo que a Natureza leva a decompor alguns produtos como o papel de (3 a 6 meses), a chiclete (5 anos), o metal (mais de 100 anos), a borracha, imaginem só, tempo indeterminado e, entre outros, o vidro (10 milhões de anos). Todos estes dados fazem-nos reflectir, mais ainda mais…sabiam que, o fabrico de uma tonelada de papel reciclado permite poupar 15 a 20 árvores e a quantidade de água é equivalente ao consumo diário de 100 pessoas? Hoje em dia, investigadores avançam com a hipótese que cada português produz, por ano, aproximadamente 550 kg de lixo.

O ambiente deve ser, então, protegido e merece, sobretudo, o nosso respeito e cuidado. A mensagem deve ser compreendida por todos, pois todos nós desejamos o melhor, e o melhor é VIVER, por isso, “Separar toca a todos.”


Labels:

1 Comments:

Blogger Unknown said...

yay -copy pastes- tyvm

7:38 AM  

Post a Comment

<< Home