Sunday, March 11, 2007


Este é um texto argumentativo da Sandrina, do 11º A.

“Reciclagem”

O processo da reciclagem é um bem essencial à vida humana, pois através dele evitamos uma série de doenças e poupamos recursos para viver. A maioria das pessoas já efectua esta prática, mas não o suficiente para se afirmar que é uma actividade lucrativa.

Será que as pessoas desejam viver junto de aterros sanitários, que só produzem dióxido de carbono e químicos prejudiciais a nossa saúde? Preferem que daqui a uns anos os seus filhos não tenham material para embalar um simples pacote de bolachas? Querem que os vossos netos nasçam com doenças respiratórios raras, devido aos químicos? É isto que querem para o vosso futuro?

É obvio que as pessoas, após confrontadas com estas problemáticas cara a cara, pensam melhor antes de deitarem lixo que possa ser reciclado para o lixo doméstico. A reciclagem é importante para se poder aproveitar a matéria desse produto para poder utilizá-la com os mesmos fins ou com outros. Em média cada ser humano produz um quilo de lixo por dia, o que multiplicado pela população mundial são números aterradores. Para se ter uma ideia uma garrafa de vidro demora um milhão de anos a decompor-se, e uma lata de Coca-Cola cem anos, não acham que estes números podem ser evitados?

A não reciclagem dos devidos materiais provoca uma poluição ambiental gigantesca e dentro dessa poluição estão englobadas uma série de coisas como a contaminação dos solos; libertação de gases que podem provocar o efeito de estufa e, por conseguinte, o aumento da temperatura e as chuvas ácidas, entre outros; as lixeiras a céu aberto, que além de exalarem mau odor ainda poluem as águas e libertam gases; a contaminação das águas subterrâneas, quando, por exemplo, se deita lixo pela janela do carro, que demora centenas de anos a decompor-se e que depois se infiltra nos lençóis de água; a escassez de recursos daqui a uns anos, etc.

Pensem agora se é assim que querem viver o resto das vossas vidas, sujeitos a doenças pulmonares graves, podendo ser mesmo desconhecidas. Com uma lixeira perto de vossa casa e o cheiro a entrar lá: será assim que querem viver? Por mais que nos custe e que seja complicado fazer a reciclagem, esta não demora cinco minutos do nosso tempo, e pode salvar muitas vidas e ter menos efeitos negativos na terra.

Por favor, façam a reciclagem para um mundo melhor, onde permaneça a paz e a alegria.

Labels:

1 Comments:

Blogger Thais in.. My diary {♥} said...

oláá =)

Passando só pra dizer q li seu texto argumentativo e usei como um exemplo para meu trabalho de portugues ^^ obrigada pela ajuda, rssss e parabens!! ;)

7:56 AM  

Post a Comment

<< Home